Quando: Dias 24 e 25 de novembro de 2017, das 08h às 17h.
Duração: Carga horária de ensino presencial 16 horas.
Onde: Instituto de Geociências/UFBA, Campus de Ondina, Salvador/BA.
Investimento: R$250,00 (estudantes e sócios ABAS) e R$350,00 (demais interessados).
Inscrições via e-mail: abas.nucleobase@gmail.com

Instrutor:
Leonardo Mascarenhas

Geólogo formado pela UFBA, com 20 anos de experiência em trabalhos de Geologia Ambiental, Hidrogeologia Aplicada, Investigação e Remediação de Solo e Águas Subterrâneas e Gestão de Resíduos Sólidos. Atuou na execução, coordenação e gestão de projetos em várias companhias nacionais e internacionais como Cetrel, Odebrecht Ambiental e Schlumberger.

 

O monitoramento integrado das águas subterrâneas é de grande importância para prover informações sobre a qualidade e dinâmica do aquífero em relação às variações sazonais e efeitos antrópicos, o que é feito através de uma rede de piezômetros e poços de monitoramento, nos quais são realizadas medições in situ e coletadas amostras de água. As informações obtidas são componentes essenciais para o entendimento, proteção e otimização do uso do recurso hídrico subterrâneo.

 

Objetivo geral:
Apresentar conceitos básicos aplicados ao monitoramento das águas subterrâneas, além de discutir as principais técnicas utilizadas em trabalhos dessa natureza, contextualizando o monitoramento dentro do conjunto de outras etapas que compõem o Gerenciamento de Recursos Hídricos e/ou o Gerenciamento de Áreas Contaminadas.

Público alvo:
Estudantes de graduação e pós graduação de cursos como geologia, geofísica, engenharias e áreas afins, além de geólogos, engenheiros e outros profissionais de nível superior e técnicos que já atuam ou querem atuar na área ambiental, consultorias e órgãos ambientais.