Data: 20 e 21 dezembro de 2017
Horas: das 08h às 17h
Local: Instituto de Geociências/ UFBA – Salvador Bahia.

O curso tem o objetivo geral fornecer aos participantes conhecimentos sobre as especificidades inerentes aos terrenos cársticos, a origem e evolução dos aquíferos cársticos e das cavidades naturais subterrâneas, com vistas a orientar na elaboração e análise de estudos espeleológicos e licenciamento em terrenos cársticos.

Acontece nos dias 20 e 21 dezembro de 2017, das 08 às 17 horas, perfazendo um total de 16 horas de carga horária, com investimento no valor de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) para estudantes e sócios adimplentes da ABAS e R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais) para demais interessados.

Para se inscrever o participante precisa enviar um e-mail para:contato@abasbahiasergipe.com.br solicitando a ficha de inscrição e informações da conta para depósito. Estudantes além do comprovante de depósito devem enviar comprovante de matrícula.

 

Como objetivos específicos destacam-se:
• Compreender a dinâmica e evolução morfológica dos terrenos cársticos;
• Conhecer a legislação ambiental brasileira relativa ao licenciamento, gestão e manejo dos terrenos cársticos e cavernas;
• Discutir e analisar a importância e a necessidade de conservação dos terrenos cársticos e cavidades naturais subterrâneas.

 

Conteúdos:
1 – Arcabouço conceitual;
2 – Rochas Carstificáveis;
3 – Gênese e evolução dos terrenos cársticos;
4 – Preenchimento e sedimentação em cavidades naturais subterrâneas;
5 – Prospecção e mapeamento de cavidades naturais subterrâneas, uma visão geral;
6 – Licenciamento de atividades em terrenos cársticos – Leis brasileiras aplicas ao patrimônio espeleológico.

 

Público alvo:

Estudantes de graduação e pós graduação de cursos como geologia, geofísica, engenharias e áreas afins, além de geólogos, engenheiros e outros profissionais de nível superior e técnicos que já atuam ou querem atuar na área de terrenos cársticos.

 

Instrutor:
Ricardo Fraga Pereira

Geólogo e mestre pela USP, e doutorado no Programa de Patrimônio Geológico e Geoconservação da Universidade do Minho (Braga/Portugal). Tem mais de 20 anos de experiência em trabalhos de Geologia Ambiental, Hidrogeologia Aplicada, Investigação e Remediação de Solo e Águas Subterrâneas. Atualmente é professor adjunto do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (IGEO-UFBA) e consultor na área de meio ambiente. Seus projetos têm ênfase nas áreas de Geologia Ambiental, Geoconservação, Hidrogeologia, Geomorfologia, Geoespeleologia e Educação em Geociências.

 

Serviço:
Quando: dias 20 e 21 dezembro de 2017
Duração: Carga horária de ensino presencial 16 horas.
Onde: Instituto de Geociências – UFBA Salvador – Bahia.
Investimento: 250,00 (estudantes e sócios ABAS) | 350,00 (demais interessados).
Inscrições via e-mail: contato@abasbahiasergipe.com.br