Data: 24 e 25 de novembro de 2017
Horas: das 08h às 17h
Local: Instituto de Geociências/ UFBA – Salvador Bahia.

 

O monitoramento integrado das águas subterrâneas é de grande importância para prover informações sobre a qualidade e dinâmica do aquífero em relação às variações sazonais e efeitos antrópicos, o que é feito através de uma rede de piezômetros e poços de monitoramento, nos quais são realizadas medições in situ e coletadas amostras de água. As informações obtidas são componentes essenciais para o entendimento, proteção e otimização do uso do recurso hídrico subterrâneo.

O curso acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro de 2017, das 08 às 17 horas, perfazendo um total de 16 horas de carga horária, com investimento no valor de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) para estudantes e sócios adimplentes da ABAS e R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais) para demais interessados. O curso é ideal para estudantes de graduação e pós graduação, Hidrogeólogos, gestores e tomadores de decisão que lidam com águas subterrâneas e tenham interesse em aprimorar suas habilidades em monitoramento de águas subterrâneas, além de discutir as principais técnicas utilizadas em trabalhos dessa natureza.

Para se inscrever o participante precisa enviar um e-mail para: contato@abasbahiasergipe.com.br solicitando a ficha de inscrição e informações da conta para depósito. Estudantes além do comprovante de depósito devem enviar comprovante de matrícula.

 

Objetivo geral:
Apresentar conceitos básicos aplicados ao monitoramento das águas subterrâneas, além de discutir as principais técnicas utilizadas em trabalhos dessa natureza, contextualizando o monitoramento dentro do conjunto de outras etapas que compõem o Gerenciamento de Recursos Hídricos e/ou o Gerenciamento de Áreas Contaminadas.

 

Público alvo:
Estudantes de graduação e pós graduação de cursos como geologia, geofísica, engenharias e áreas afins, além de geólogos, engenheiros e outros profissionais de nível superior e técnicos que já atuam ou querem atuar na área ambiental, consultorias e órgãos ambientais.

 

Instrutor:
Leonardo Mascarenhas

Geólogo formado pela UFBA, com 20 anos de experiência em trabalhos de Geologia Ambiental, Hidrogeologia Aplicada, Investigação e Remediação de Solo e Águas Subterrâneas e Gestão de Resíduos Sólidos. Atuou na execução, coordenação e gestão de projetos em várias companhias nacionais e internacionais como Cetrel, Odebrecht Ambiental e Schlumberger.

 

Serviço:
Quando: dias 24 e 25 de novembro de 2017 (16 horas de curso)
Duração: Carga horária de ensino presencial 16 horas.
Onde: Instituto de Geociências – UFBA Salvador – Bahia.
Investimento: 250,00 (estudantes e sócios ABAS) | 350,00 (demais interessados).
Inscrições via e-mail: contato@abasbahiasergipe.com.br