Quando: Dias 20 e 21 de outubro de 2017, das 08h às 17h.
Duração: Carga horária de ensino presencial 16 horas.
Onde: Instituto de Geociências/UFBA, Campus de Ondina, Salvador/BA.
Investimento: R$350,00
Inscrições via e-mail: abas.nucleobase@gmail.com

Instrutor:
Leonardo Mascarenhas

Geólogo formado pela UFBA, com 20 anos de experiência em trabalhos de Geologia Ambiental, Hidrogeologia Aplicada, Investigação e Remediação de Solo e Águas Subterrâneas e Gestão de Resíduos Sólidos. Atuou na execução, coordenação e gestão de projetos em várias companhias nacionais e internacionais como Cetrel, Odebrecht Ambiental e Schlumberger.

 

As investigações geoambientais têm como finalidade principal confirmar ou não a existência de contaminação em uma determinada área por meio da investigação de todas as fontes potenciais e primárias de contaminação identificadas em uma determinada área pela etapa anterior de Avaliação Ambiental Preliminar.

Objetivo geral:
Apresentar conceitos básicos necessários à realização de uma investigação geoambiental, além de discutir as principais etapas e técnicas utilizadas em trabalhos dessa natureza, contextualizando-o dentro do conjunto das etapas que compõem o Gerenciamento de Áreas Contaminadas.

Público alvo:
Estudantes de graduação e pós graduação de cursos como geologia, geofísica, engenharias e áreas afins, além de geólogos, engenheiros e outros profissionais de nível superior e técnicos que já atuam ou querem atuar na área ambiental, consultorias e órgãos ambientais.