Um poço de captação é uma obra de engenharia geológica voltada à captação de água subterrânea, executada por meio de sonda perfuratriz, ou mesmo manualmente, mediante perfuração vertical. Por isso, a perfuração e instalação de poços precisa ser executada por empresas e profissionais devidamente registrados no CREA – Conselho Regional de Agronomia e Engenharia  – e essa é a primeira forma de garantia da qualidade do serviço que será prestado.

ROTEIRO:

Solicitar na proposta:

  • Registro no CREA-BA ou CREA-SE (Para consultar o registro no CREA da Bahia, acesse o  https://crea-ba.sitac.com.br/publico/. Para consultar o registro no CREA de Sergipe, acesse o https://crea-se.sitac.com.br/app/view/sight/externo?form=PesquisarProfissionalEmpresa. As consultas podem ser feitas de maneira simples e rápida.

  • Responsável Técnico: geólogo ou engenheiro de minas (ele será o principal responsável pela garantia da qualidade do serviço prestado);

  • Atestado de Capacidade Técnica acervado pelo CREA;

  • Atestados de idoneidades: administrativas, jurídicas e financeiras;

  • Relação de Equipamentos;

  • Relação de Pessoal Técnico;

  • Projeto Técnico executivo especificando diâmetros de perfuração, litologias atravessadas e eventuais acréscimos de preço em profundidade;

Após firmado o contrato entre as partes:

Durante os trabalhos de perfuração:

  • Acompanhamento dos serviços;

  • Atentar para a correlação entre o descritivo dos serviços propostos e os efetivamente realizados.

 

Relatório Técnico: ao término dos trabalhos deverá ser apresentado um Relatório Técnico Construtivo atendendo os elementos previstos no item 5.7.4 da norma ABNT NBR 12244/2006 – Construção de poços para captação de água subterrânea.

Para se operar um poço de forma legal, é necessário a obtenção de outorga, ou uma dispensa de outorga (baixas vazões), junto ao órgão ambiental competente, que concede a outorga avaliando o direito de uso dos recursos hídricos no local do poço, visando a preservação deste recurso e proteger o usuário de possíveis conflitos quanto a futuros usos do mesmo. Detalhes sobre os valores de taxas para obtenção da outorga e vazão máxima considerada para dispensa da mesma devem ser pesquisados junto aos órgãos pertinentes.

 

Adaptado de http://www.abas.org/educacao_pocos.php