ABAS, perfuradores e Secretário de Meio Ambiente de Irecê-BA discutem crise do setor de perfuração na Reunião da Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas do CREA-BA

No dia 13 de agosto a ABAS/Núcleo Bahia-Sergipe , representada pelo seu presidente, Leonardo Mascarenhas e o associado Lucas Salles, e os representantes de empresas perfuradoras, Alípio Dourado Loula (Sertão Poços – Irecê-BA) e Renato Paulino Silva (Tecnopoços – Camaçari-BA), participaram da reunião mensal da Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas do CREA-BA para discussão do tema: Agravamento da Crise no Mercado de Perfuração de Poços Tubulares pela Atuação de Empresas Clandestinas na Bahia. Também participou, a convite da ABAS, o Secretário de Meio Ambiente da cidade de Irecê e geólogo, Francisco “Chicão” Borges. Pelo CREA estavam presentes os conselheiros que compõem a referida câmara, coordenada pelo engenheiro de minas, Ubirajara Lira, o representante da Assessoria Técnica, Renato Andrade, e um representante da Coordenação da Fiscalização daquele órgão, Jonas Amorim.

Alípio e Renato Paulino relataram diversas situações de exercício ilegal da profissão e práticas ilegais por empresas clandestinas, ou mesmo de algumas regularizadas, que possuem Responsáveis Técnicos ativos que não atendem a boa prática comercial e concorrência honesta, e que representam infração ao Código de Ética Profissional. Francisco Borges, que também atuou muitos anos como perfurador, alertou para a preocupação com a sustentabilidade do aquífero cárstico na região de Irecê, onde a exploração do aquífero, sem observar critérios técnicos, levou ao rebaixamento do nível do aquífero que, em 1986, tinha o nível estático médio em torno de 17 metros e hoje já se encontra a cerca de 80 metros. Leonardo Mascarenhas alertou para a vulnerabilidade do aquífero cárstico no que tange à contaminação, principalmente nas zonas urbanas onde encontram-se atividades/empreendimentos com maior potencial de contaminação: postos de abastecimento, oficinas, lava-jatos, lixões, cemitérios, etc.

No encerramento da discussão do tema, a ABAS e a Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas do CREA-BA definiram que irão elaborar em parceria um plano de ação para combater o exercício ilegal da engenharia por profissionais e empresas, bem como atualizar o banco de dados de empresas de perfuração e conferir mais efetividade e precisão à fiscalização do CREA, nessa área. Também foi sugerido a elaboração de uma cartilha com esclarecimentos sobre o uso técnico e legal na exploração de água subterrânea e a perfuração de poços a fim de subsidiar um trabalho educativo.