Quando: De 11 a 15 de setembro de 2017, das 09h às 17h.
Duração: Carga horária de ensino presencial 40 horas.
Onde: Instituto de Geociências/UFBA, Campus de Ondina, Salvador/BA.
Investimento: R$3.350,00 | 10% de desconto para associados da ABAS e 25% de desconto para estudantes.
Inscrições via e-mail: abas.nucleobase@gmail.com

Realização: ABAS Bahia-Sergipe, em parceria com a DHI Brasil, Water Services Brasil, Waterloo Hydrogeologic e o Núcleo de Estudos Hidrogeológicos e do Meio Ambiente – NEHMA do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia – IGEO.

 

Instrutores:
Nilson Guiguer – Especialista em modelagem numérica de águas subterrâneas. Autor de muitos modelos computacionais incluindo Visual MODFLOW, Flowpath, Flonet entre outros. Mestre em hidrogeologia pela USP e Doutor em hidrogeologia pela pela Universidade de Waterloo, Canadá. Já atuou como consultor em inúmeros projetos aplicando modelos em mineração, gestão de recursos hídricos, impactos ambientais e remediação. Reconhecido instrutor, já ministrou mais de 100 cursos profissionais em várias partes do mundo.

Luiz Rogério Bastos Leal – Doutor em geologia pela Universidade de São Paulo e Pós Doutor em hidrogeologia na Universidade do Texas. Professor associado na UFBA e coordenador do NEHMA/UFBA. Tem experiência na área de geociências, atuando nos seguintes temas: hidrogeologia, geologia ambiental, gestão de recursos hídricos e geologia regional.

Sobre o curso

O curso prático de modelagem de águas subterrâneas com treinamento nas duas tecnologias mais aplicadas mundialmente para modelagem de fluxo e transporte de contaminantes em subsuperfícies a FEFLOW e Visual MODFLOW consiste em uma introdução aos procedimentos práticos de modelagem de fluxo e transporte, incluindo o estabelecimento de modelos conceituais, desenvolvimento de modelos numéricos e calibração, com duração de cinco dias. Os participantes terão como instrutores Nilson Guiguer, especialista em modelagem numérica de águas subterrâneas e Luiz Rogério Bastos Leal, Doutor em geologia e Pós Doutor em hidrogeologia.

Exercícios práticos serão propostos para representar as mais comuns aplicações de modelagem de águas subterrâneas, como quantificação de recursos, análise de vulnerabilidade, simulação de contaminação, cenários de exposição, medidas de intervenção e remediação. Os participantes terão direito a material do curso, dados de exercícios práticos, acesso aos softwares durante o treinamento, certificado de treinamento e coffee break. Todos deverão levar seus próprios notebooks.

Conteúdo Programático

– Conceitos básicos de fluxo e transporte em subsuperfícies;
– Princípios de processos de modelagem: dados, desenvolvimento e calibração de modelos e interpretação de resultados;
– Como usar modelos em diferentes tipos de aplicação, apresentando exemplos reais;
– Desenvolvimento de modelo conceitual e construção de modelo numérico;
– Estabelecendo condições de contorno apropriadas;
– Fundamentos de fluxos subterrâneos com FEFLOW e MODFLOW;
– Estabelecendo modelos de fluxo em aquíferos confinados e não confinados;
– Estabelecendo modelos de transporte de massa e idade da água subterrânea;
– Modelos em estado estacionário ou transiente;
– Calibração de modelos e uso do PEST como ferramenta;
– Uso de interfaces com GIS/CAD e outros formatos;
– Avaliação de resultados, visualização e animações;

Público alvo

Hidrogeólogos, modeladores, gestores e tomadores de decisão que lidam com modelos ou resultados de modelos de águas subterrâneas, que tenham interesse em aprimorar suas habilidades em modelagem ou se manter atualizados nas tecnologias mais modernas do mercado. Espera-se que os participantes tenham uma compreensão básica prévia de modelagem e/ou conceitos de hidrogeologia, assim como conhecimentos mínimos em informática. Parte do material será fornecida em inglês, portanto um conhecimento intermediário do idioma é ideal.